Aline Karine Nunes


CONCEITOS BÁSICOS DE ENSINO E MÉTODOS DE APRENDIZAGEM NO BRASIL NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA


Atualmente trabalhar com a disciplina de História nas escolas do Brasil exige uma grande responsabilidade e um bom preparo para os professores em relação aos conteúdos ensinados e que estejam de acordo com as Propostas Curriculares do Ensino de História. No Ensino da História se envolvem apenas professores capacitados na área das Ciências Humanas e estes vão além dos conteúdos, metodologias, práticas de ensino e recursos didáticos. A proposta de ensino na disciplina de História é realizada pelo Parâmetro Curricular Nacional, este mantém a organização dos conteúdos por temas e tem como preocupação o aprofundamento de conceitos introduzidos a partir das Séries Iniciais e ampliar a capacidade do educando para o domínio de métodos da pesquisa histórica escolar.

As propostas curriculares, para todos os níveis de ensino no Brasil, têm-se preocupado em responder à seguinte pergunta: “Por que estudar a História?” A resposta está no livro de Bittencourt, “estuda-se a História para compreender o presente e criar os projetos do futuro.” (Bittencourt, 2011, p. 120).

Atualmente, uma das maiores dificuldades dos professores da disciplina de História é selecionar os conteúdos históricos apropriados para as diferentes situações escolares. A autonomia do trabalho docente inclui, entre outros aspectos, a escolha dos conteúdos históricos para as diferentes salas de aula. Trata-se de optar por manter os denominados conteúdos tradicionais ou selecionar conteúdos significativos para um público escolar proveniente de diferentes condições sociais e culturais e de adequá-los às situações de trabalho com métodos e recursos didáticos diversos. Para Bezerra (2013, p. 42), “o objetivo do conhecimento histórico é a compreensão dos processos e dos sujeitos históricos, o desvendamento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços”.

Um professor mal preparado e desmotivado, sem ser criativo, sem usar outros meios de ensino além do tradicional, se encontra perdido nos dias atuais na sala de aula, porque é necessário utilizar outros recursos para ser um bom professor. Nesse sentido, ele deve planejar e saber o que vai repassar ao aluno, ter o conhecimento necessário de História, para que possibilite que o aluno seja um sujeito crítico da sociedade percebendo as mudanças ao seu redor. Isso ocorrerá a partir do trabalho que o professor vai utilizar na sala de aula, pela maneira de como vai explicar os conteúdos básicos, principalmente no Ensino Médio, é onde os alunos estão mais maduros e querem aprender mais, pois, muitos darão sequência em seus estudos, ingressando em Universidades.

O professor é o principal elemento que estabelece a intermediação entre a cultura da Humanidade e a cultura do educando, é o responsável para ensinar ao aluno a ser crítico e fazer com que ele conheça da melhor forma possível o mundo a sua volta. O professor precisa conhecer as bases da nossa cultura para poder ministrar a aula bem, saber quais as formas de organização das sociedades humanas, a evolução das civilizações, os processos de transição sócio econômicos da nossa sociedade, entre outros conteúdos importantes do Ensino de História. Por essas razões, cada professor precisa necessariamente ter conhecimento entre a relação História e Humanidade, entre relação Educador e Educando. E, a partir desses universos socioculturais preparar-se para ter condições de realizar o seu trabalho e para que haja um bom desempenho em sala de aula nos diferentes níveis de ensino.

No processo de ensino e aprendizagem, o professor deve sempre considerar o conhecimento que o aluno já possui, considerando o mesmo, para aprimorá-lo na aprendizagem do aluno. Segundo Bittencourt (2011, p. 51), “Devemos lembrar que a ação docente não é um ato individual, mesmo que aparentemente o professor possa ficar isolado na sala de aula com seus alunos. Sua ação é coletiva”.

Com a disciplina de História um professor não ensina apenas o conteúdo em si, o professor desperta interesse por algo mais e capacita os alunos no sentido de perceberem a historicidade de conceitos como a democracia na sociedade, a cidadania que faz parte do nosso dia a dia, e outros conceitos que mudam ao longo do tempo no decorrer do Ensino da História. O professor faz com que os alunos reconheçam preconceitos, compreendam o seu desenvolvimento e mecanismos de atuação, demonstrem com clareza certos usos e abusos da História, possibilitem a crítica a dogmatismos e verdades absolutas com base no conhecimento da historicidade de situações e formas de pensamento de cada indivíduo na sala de aula.

Em relação aos princípios pedagógicos de um professor de História na sala de aula, se tratando em si de conceitos básicos de ensino, são capazes de selecionar conteúdos de outras áreas do conhecimento, saber quais as estratégias de trabalho e as propostas de intervenção do professor estão todas pautadas no princípio que vincula a educação para a cidadania.

A aprendizagem com metodologias apropriadas para a construção do conhecimento histórico, seja, no âmbito de pesquisa científica quando no âmbito do saber histórico escolar, torna-se um mecanismo essencial para o professor e para que o aluno possa apropriar-se de um olhar consciente para a sociedade e para si mesmo. Dentre as metodologias de ensino, cabe ao professor procurar melhorar seu desempenho na sala de aula de acordo com cada turma, porque nenhuma turma é igual à outra. Por isso, o professor é capaz de modificar suas estratégias de ensino para o melhor aproveitamento das aulas de História, abusando de imagens, recorte de filmes, revistas, músicas, entre outros recursos que deve buscar aprimorar na sala de aula para facilitar o Ensino de História e o entendimento dos alunos como sujeitos históricos.

Os materiais didáticos são instrumentos de trabalho do professor e também do aluno, é um suporte fundamental na mediação entre o ensino e a aprendizagem. Segundo a autora, Circe Bittencourt (2011, p. 295), “os livros didáticos, filmes, revistas, jornais, mapas, dados estatísticos, tabelas, entre outros meios de informação” são frequentemente utilizados na disciplina de História como um recurso didático fundamental. Os materiais didáticos são mediadores do processo de aquisição de conhecimento, e facilitam a compreensão do aluno onde cada disciplina específica possui os seus conteúdos básicos. A escolha do material didático muitas vezes é uma questão política, porque se torna um ponto estratégico em que envolvem o comprometimento do professor na escolha do Livro Didático e também da comunidade escolar perante a formação do aluno.

O material didático é um instrumento de trabalho do professor, mas também é do aluno, nesse sentido é importante refletirmos sobre os diferentes tipos de materiais disponíveis e sua relação com o método de ensino. Como professores de História, devemos pensar em uma formação de alunos voltada para a valorização do trabalho em equipe e para a necessidade constante de interação entre grupos. A escolha destes materiais depende, portanto, de nossas concepções sobre o conhecimento, de como o aluno vai aprender e do tipo de formação que lhe estamos oferecendo como professores para tornar o aluno um sujeito histórico e crítico social.

No Ensino de História para o Ensino Médio, precisamos além de leituras historiográficas utilizar as novas tecnologias educacionais que nos permitem trabalhar com gravuras e ilustrações como recurso didático, e, além disso, associar as imagens com a realidade do aluno. Em nossas aulas, devemos estabelecer comparações com os dias atuais, levando o aluno a refletir quais foram as mudanças ocorridas, ou seja, fazer o aluno se localizar no tempo e no espaço, e que ele compreenda o momento da História em um determinado período estudado.

Para o ensino de História pode-se trabalhar com diversas metodologias. Uma delas é através da Literatura e dos textos Literários Clássicos. A utilização de documentos também é um ótimo recurso, pois possibilita o contato do real com as situações concretas do passado, favorecendo o desenvolvimento intelectual do aluno. O uso desses documentos conduz o aluno a pensar historicamente, e a desenvolver uma análise crítica das sociedades com foco na perspectiva temporal. O professor precisar estar atento às linguagens que o documento está apresentando, e a origem do mesmo. Através dos documentos, podemos levantar algumas hipóteses, e através das mesmas, trabalhar essa fonte com os educandos, e construir uma crítica em cima desse recurso. Os jornais também podem ser utilizados durante as aulas de História, podendo ser realizado através dele análises dos conteúdos das notícias, a apresentação e o enfoque delas, as propagandas, anúncios e analisar as fotografias, observando também a época que o jornal foi produzido.

Os museus tornam-se um grande aliado para a metodologia de História, pois, neles preservam os objetos históricos, demonstrando a realidade do objeto, as suas características, utilidade, condições econômicas e políticas, entre outras. Porém a visita ao museu requer um trabalho diferenciado ao professor de História, não sendo apenas considerada como uma visita qualquer, mas que vai levar ao aluno questionar-se sobre a origem do objeto, as sociedades que o utilizavam, entre outras formas de aprendizagem. Consequentemente, um professor pode usar e abusar de imagens, gravuras, e ilustrações para o ensino de História. Essa metodologia pode ser utilizada, porque com a tecnologia presente nos dias de hoje, podemos ter acesso a este trabalho com a ajuda da internet, acessando o Google.

Como outra Metodologia de Ensino na História, seria a utilização de filmes nas aulas de História, pois, torna-se é importante facilitando a aprendizagem do aluno, pois é uma metodologia diferenciada e chama a atenção dos alunos por ser uma aula atrativa. No Brasil a música também vem sendo utilizada como metodologia de ensino em diversas disciplinas, sendo que a música popular brasileira (MPB) é a mais utilizada na disciplina de História. A música é importante para situar os alunos diante do meio de comunicação que é próximo da sua vivência, porém, o aluno deve se questionar sobre a produção dessa música, relacionando a letra e a música com a Indústria Cultural.

Sendo assim, cabe ao professor compreender quais são os conceitos básicos de ensino e quais os métodos aprendizagem estariam sendo aproveitados por seus alunos na disciplina de História, desempenhando o seu papel crítico e analítico a respeito no uso das fontes. Além disso, o professor tem a oportunidade para questionar, caracterizar e contextualizar os fatos da História como tentativa de fazer uso das metodologias motivadoras e incentivadoras da busca do conhecimento na sala de aula, além do desenvolvimento do senso crítico.

Referências:
Aline Karine Nunes é Professora de História pela SEED-PR. Especialista em Ensino Religioso. Graduada em História (UNIPAR).

BEZERRA, H. G. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas”. In: _____________. Ensino de História: Conteúdos e conceitos básicos. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 37-48.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.


43 comentários:

  1. Olá, Aline! Parabéns pelo texto!
    Tem um trecho em seu texto que faz referência ao porquê devemos estudar história. E você utilizou como base teórica uma citação da Bittencourt, que vai dizer que "estuda-se a História para compreender o presente e criar os projetos do futuro [...]".
    Gostaria que você delineasse mais a respeito dessa concepção de ensino de história. Será que o ensino de história realmente está alocado para compreender o presente (e também o passado) e planejar o futuro? Não seria algo um tanto quanto reducionista para a ciência histórica, haja vista que Marc Bloch vai dizer que a história é o estudo da ação do homem no tempo [e no espaço]?

    Desde já grato.
    Fábio Alexandre da Silva

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    1. Olá Fábio.
      A questão é que me refiro a apenas uma frase como referência que me chamou a atenção do texto da Bittecourt, pois, ela menciona em sua obra a respeito da Didática em si e em seu livro a maneira de como ensinar a história, quais os recursos, quais as metodologias a serem utilizadas, etc. Em minha base teórica para escrever meu texto eu não me referia ao estudo histórico, bem como o historiador March Bloch se refere ao estudo da história, a minha referência dela eu tenho como base a Didática do Ensino da História e não o significado de História.
      Espero ter atendido sua pergunta. Obrigada.

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  2. Bom dia. Quando você fala em "Propostas Curriculares do Ensino de História", se refere a que lei (PCN ou BNCC)?
    Que concepção de saberes escolares você utilizou para o desenvolvimento do seu texto?
    Priscila Lopes d'Avila Borges

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    1. Olá Pricila.
      Utilizei as duas, pois, é muito importante sabermos como aplicar os conteúdos Básicos de História e também os Estruturantes, fazendo o uso de várias metodologias de ensino diferentes dentro da disciplina de História, porque hoje os meios tecnológicos nos trazem um avanço para que nossos alunos aprendam cada vez mais, e que não fique com aquela aula teórica baseada apenas no livro didático, além de proporcionar aos nossos alunos uma visão mais ampla da história, trazendo a realidade mais perto deles. Espero ter contribuído.
      Obrigada.

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  3. Mais uma perguntinha, Aline! HEHEHEHE
    Você abordou no texto alguns métodos de ensino-aprendizagem, como o trabalho com textos literários (clássicos) e também visitas em museus.
    Sobre as famosas metodologias ativas, você tem em mente alguns encaminhamentos metodológicos para a disciplina de história a partir dessa nova concepção de ensino (professor como mediador)?

    Att.,
    Fábio Alexandre da Silva

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    1. Olá Fábio.
      Olha em mente eu tenho muitas ideias a respeito de como trabalhar a disciplina de História, pois, adoro inovar as minhas aulas fazendo com que seja dinâmica e um lúdica minhas aulas, porque, quase todos os alunos em diferentes idades pensam e falam que a disciplina de história é chata, porque são coisas do passado que eles tem que aprender. Então, eu tenho inovado minhas aulas trazendo música para a sala, fazendo com que eles criem suas próprias músicas (paródias) referente aos conteúdos estudados, desenvolvo gincana em sala de aula, faço apresentações de trabalho lúdico como teatro, faço apresentação de slides, tento fazer com que eles interagem com a tecnologia através dos conteúdos de história. O professor deve mediar o conteúdo de uma forma com que a turma goste da disciplina, que não faça com que seja monótona, sempre a mesma coisa. Eu sou mediadora do do conhecimento, e trabalho como já disse de uma forma lúdica, dinâmica e prática que os alunos conseguem ter acesso e entendem o conteúdo de história.
      Obrigada.

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  5. Olá Aline!
    Ótimo texto. Você diz que A utilização de documentos também é um ótimo recurso, pois possibilita o contato do real com as situações concretas do passado, favorecendo o desenvolvimento intelectual do aluno. Como você diria que é a maneira correta de introduzir documentos em sala de aula? É possível trabalhar diversos temas com os mesmos, porém de que maneira trabalhar com esses documentos em sala?


    Att,

    Crislli Vieira Alves Bezerra

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    1. Olá Krisley.
      Olha, acredito que não tem uma maneira correta sabe, é você quem cria suas possibilidades de ensino, porque vai depender do desempenho de sua turma, porque, a se pego um 7° ano A e trabalho com uma certa metodologia, essa turma vai ser diferente da turma do 7° ano B, por isso digo à você que não tem uma maneira correta, a receita de se ensinar não vem pronta, é a gente que faz. E sobre a aplicação de documentos ele é um recurso bom porque você pode fazer comparações como por exemplo ao longo do tempo, pegando como exemplo os"mapas", vamos supor que você vai trabalhar desde quando surgiu o primeiro "Mapa Mundi" e comparar com o "Mapa Mundi atual, então hoje com toda essa tecnologia ficaria bem mais fácil para que os alunos tenham contato com esse documento porque ele está disponível em PDF no Google, não é verdade? Entre outros documentos, pode-se utilizar como recurso uma fotografia antiga, e levar para a sala de aula, comparando a evolução do material fotográfico. Agora você compreendeu o que eu quis dizer quando tratamos de documentos em sala de aula? Pode ser qualquer coisa, desde que você tenha um documento antigo e um mais atual para que os alunos compreendam a evolução, o processo evolutivo de como ocorreu para chegar até onde hoje está.
      Espero ter atendido a sua dúvida.
      Obrigada.

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  6. Aline, também concordo com a ideia de que "estuda-se a História para compreender o presente e criar os projetos do futuro.” Mas deparo-me com muita defasagem de conhecimentos prévios, dos outros anos. Como posso fazer para que ensine aos alunos os eventos do passado novamente, já que não tiveram uma boa base deste conteúdo, para depois discutir com os alunos sobre o presente e como a História nos ajuda a compreendê-lo?

    Att,

    Crislli Vieira Alves Bezerra

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    1. Assim, em todas as minhas aulas e toda vez que vou iniciar um novo conteúdo eu faço a seguinte pergunta aos meus alunos: "PESSOAL, VOCÊS JÁ ESTUDARAM SOBRE "O RENASCIMENTO" NO ANO PASSADO, QUERO SABER O QUE VOCÊS LEMBRAM DESSE CONTEÚDO?"... De repente a turma fica calada ou me respondem assim: "NADA PROFE" ...Xiiiiiiiiii... Ai que vem o problema você quer dizer que os alunos não lembram do conteúdo estudado, o que na verdade não gravaram na memória, mas paciência, existem turmas e turmas, mas precisamos saber recomeçar do início pois esse é nosso trabalho: "ensinar". Eu volto a fazer a explicação para eles, coloco no quadro palavras-chave, e vou questionando os alunos, tentando fazer com que eles se recordem, tentando fisgar o peixe aos pouquinhos, e logo a turma vai relembrando tudo. Mas assim, você precisa ser bem prática utilizando palavras chave, tente trazer pequenos recortes de filmes, tenta trabalhar com imagens e relacionar o conteúdo, trazer vídeos explicativos do youtube bem curtinhos de 5 minutos, se você tentar fazer com que eles fixem o conteúdo visualmente através de vídeos ficaria fácil para você fazer uma introdução e dar sequência em seu conteúdo. Eu faço isso, e percebo que dá certo, pois, questiono bastante os alunos, relacionando com coisas do próprio cotidiano deles, assim, fica fácil para que sintam que a história está presente ao nosso redor.
      Espero ter contribuído com minha dica, essa é a minha maneira de lecionar sendo lúdica, dinâmica e prática na sala de aula, e não deixo de seguir os conteúdos do livro Didático.
      Obrigada.

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  8. Boa noite, Aline. Você seleciona muitos métodos de como um professor deve se comportar dentro de sala de aula e das metodologias que poderá ser utilizadas. O uso de filmes, visitas a museus uso de internet, o trabalho com literatura... mas você pode considerar todos estes elementos num contexto de uma escola periférica e pública ? Onde é uma realidade que não há tanto investimento, e que nem tudo dependerá do docente.

    Bruna Caroline da Silva

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    1. Olá..
      Não estou dizendo que são todos utilizados, estou me referindo a possíveis métodos de ensino e metodologias cabíveis a cada realidade. Eu mesma sou lúdica, prática e dinâmica em minhas aulas, e tento utilizar esses métodos em sala sim, é possível a partir do momento em que o professor prepara suas aulas com amor e carinho pela profissão. Carrego comigo meus recursos didáticos, e tento fazer as aulas as melhores possíveis, mesmo com salário baixo aqui no Paraná-Brasil, então, acredito que cada um faz a sua escolha, e a melhor possível quando se ama a profissão.

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  9. José Humberto Rodrigues10 de abril de 2018 às 02:24

    Aline seu texto colabora no sentido de trazer o debate sobre o Ensino de História.

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  10. RONILSON OLIVEIRA PAULINO10 de abril de 2018 às 05:11

    Bom dia, Aline. Ótimo texto para compreendermos a funcionalidade da história e sua aplicação no ensino básico.
    A citação a seguir me chamou a atenção “Um professor mal preparado e desmotivado, sem ser criativo, sem usar outros meios de ensino além do tradicional, se encontra perdido nos dias atuais na sala de aula, porque é necessário utilizar outros recursos para ser um bom professor”.
    Contudo, o que percebemos na maioria das escolas públicas é um baixíssimo grau de entusiasmo por conta dos discente, cabendo ao docente rever sua metodologia e introduzir novas ferramentas no ensino e aprendizagem histórica.
    Gostaria de saber na sua concepção, qual (is) fator (es) tem dificultado a adoção de metodologias inovadoras nas escolas?
    ATT, Ronilson Oliveira Paulino.

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    1. Olá Ronilson.
      Olha com base nas minhas pesquisa teórica e prática sobre as metodologias do ensino da história, é terrível quando nos deparamos a essa situação sabe, eu mesma amo a minha profissão, escolhi isso para a vida. Então, na minha concepção o fator maior que dificulta a inovação na sala de aula são as críticas de seus colegas, estes colegas pelo que eu percebo não são tão apaixonados pela profissão, e quando eu tento criar ou desenvolver uma nova metodologia, uma que chame atenção dos meus alunos, motivando eles a quererem aprender mais, e até chegar ao ponto da turma querer mais vezes essas metodologias me faz ter um diferencial, porque eu me considero uma professora inovadora na sala de aula, trago diversas metodologias de ensino para a sala de aula, mas percebo que aos olhos dos meus colegas eles não gostam muito do que eu faço não, e ambos preferem ser tradicionais e continuar apenas com o livro didático, acredito que é esse tradicionalismo que desmotiva os alunos de hoje, sabe, com tanta tecnologia que temos disponíveis, podemos sim diferenciar as aulas, cabe ao professor saber planejar, se preparar bem para fazer as suas aulas serem produtivas e inovadoras.
      Obrigada Ronilson.

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  11. Bom dia. Gostei do seu texto! Na sua opinião qual a maior dificuldade enfrentada pelos professores de história na atualidade? Existe algum aspecto metodológico no ensino que tenha despertado sua atenção? Grato.
    Roberto Carlos Simões Galvão

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    1. Olá Roberto. Muito obrigada.
      A maior dificuldade enfrentada pelos professores de história em minha opinião, é quando você se depara com alunos que não querem entender a disciplina de história como parte do conhecimento necessário para o pensamento crítico. Quando temos que tentar convencer os alunos de que essa disciplina não é o bicho, hehe. E assim, fazer com que os alunos aos poucos se interessem pela aula. Por este fato é importante ser inovador na sala de aula, trazer novas metodologias, desde uma pequena dinâmica, a realização de uma peça de teatro, uma paródia de uma música, uma gincana sobre o conteúdo estudado, entre outras metodologias, precisamos entender nossos alunos, prestar atenção em como eles são, para poder preparar uma aula de acordo com o comportamento da turma.
      Espero ter contribuído.
      Obrigada.

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  12. Hércules Barbosa de Lima10 de abril de 2018 às 13:25

    Saudações Aline

    De imediato, gostaria de agradecer pela oportunidade de discussão gerada através desse espaço, e em especial, por esse elucidativo texto a nós apresentado.
    Ensinar história torna-se um desafio cada vez mais decente e a capacidade do professor de usar diferentes materiais e métodos de ensino certamente são diferenciais que farão com que o professor tenha a sensibilidade de usá-los da maneira mais adequada para as realidades diversas que encontra no exercício da profissão.
    o conhecimento do conteúdo a ser trabalhado é de vital importância, assim como estar atento à realidade que os alunos vivem e o ambiente que estão em torno também creio serem pontos a serem observados; a grade curricular será um objeto de difícil equalização por se tratar de uma escolha de conteúdo e creio ser inevitável deixar alguns de serem abordados.
    Foram citados meios de trabalhar o conteúdo histórico e queria me concentrar, e fazer minha pergunta, a respeito do ítem música: Entendo que a música ajuda muito a entender a época em que ela foi feita e, na sua avaliação Aline, podemos provocar os alunos- tendo o devido cuidado para não classificarmos o que eles ouvem como sendo "ruim" ou "de péssimo gosto"- usando músicas com um conteúdo mais politizado como "Apesar de Você" de Chico Buarque (que teve de se explicar às autoridades do período que não perceberam ser ela uma crítica velada à ditadura), choque e anseios de gerações como nas músicas de Belchior imortalizadas por Elis Regina, "Como Nosssos Pais" e "Velha Roupa Colorida", ou também para mostrar que exisitam artistas que não estavam querendo abordar termos políticos como Anistia e fim da ditadura como Tim Maia fez em "Sossego" (no meu entender essa música mostra o quanto o "Síndico" queria distância da movimentação política que ocorria na época, com o que os alunos ouvem atualmente? Isso os ajudaria a refletir de alguma maneira sobre a realidade que vivem? Desde já agradeço pela atenção e muito obrigado Aline e aos demais colegas pela oportunidade.

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    1. Olá Hércules.
      Podemos trabalhar em sala de aula com a música explorando o contexto que ela se refere claro, também podemos trabalhar a música focada em conteúdos da História. Mas, o meu método de trabalho que mais uso com a música é o seguinte: eu trabalho com o conteúdo em sala de aula e a seguir faço trabalho com meus alunos realizando paródias com eles, peço que em trios desenvolvam uma paródia de acordo com o conteúdo estudado, mas eu não foco apenas em um gênero musical, deixo com que os meus alunos escolham o gênero que quiserem, independente se for hip-hop, gaúcha, sertanejo universitário, funk, rock, entre outros, mas que seja uma paródia utilizando a letra de uma música focado no conteúdo estudado em sala. Concordo com você a respeito de classificar a escolha dos alunos como "ruim" ou de "péssimo gosto", eu não faço isso, eu apenas faço a avaliação sobre o conteúdo abordado naquela aula.
      Espero ter atendido a sua pergunta.
      Obrigada.

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    2. **Não classificarmos a escolha dos alunos **

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  13. Jean Carlos Feitoza Lopes
    Olá Aline desde já agradeço a sua atenção, o texto é bastante interessante grande parte do que é relatado contextualiza com o que estou vivenciando no curso de licenciatura em História, percebo que o grande desafio do professor em sala é disponibilizar conhecimento com ferramentas e conteúdos que muitas vezes não foram produzidos para a educação, acaba muito mais complexo encontrar e catalogar materiais adequados para este fim, você não acha que os professores devem passar por treinamentos para realizar estas tarefas?
    A universidade não poderia facilitar este processo realizando pesquisas disponibilizando os materiais para rede pública de ensino com intenção de facilitar o processo de aprendizagem de alunos e professores?
    Att,
    Jean Carlos Feitoza Lopes.
    10 de Abril de 2018

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    1. Olá Jean Carlos Lopes.
      Aqui em minha região somos preparados desde a licenciatura para que isso ocorra, e o Estado do Paraná possui muitos benefícios respeito da capacitação para professores em diferentes disciplinas. Somos capacitados para a melhoria do ensino cada vez mais, e entre estas capacitações estão as possibilidades de ensino diferenciadas dentro da sala de aula. Portanto, acredito que vai depender de como a Universidade prepara seus alunos para enfrentar a sala de aula, na Universidade onde eu estudei nós criamos um CEMESP (Centro de Memória do Sudoeste do Paraná) que fica localizado no município de Francisco Beltrão - Paraná na UNIVERSIDADE PARANAENSE, e lá temos documentos históricos guardados da região toda do Sudoeste do Paraná, e está aberto para visitação de escolas dos municípios vizinhos ou região. Então, cabe a cada município e cada instituição se responsabilizar pela capacitação dos professores e disponibilização de documentos para pesquisa e assim facilitar o processo de ensino e aprendizagem, além do interesse do professor em buscar esse material também.

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    2. Espero ter atendido a suas dúvidas.
      Obrigada Jean.

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  14. Aline você não acha que "estudar a História para compreender o presente e criar os projetos do futuro.” não é um pouco retrógrado para a formar alunos críticos?
    Relacionado as metodologias de Ensino de História a utilização de imagens, recorte de filmes, revistas, músicas, é bastante difundido atualmente no meio acadêmico estou vivenciando na prática, a usabilidade é perfeitamente possível e os recursos financeiros aplicados são ínfimos, você tem informação se os docentes estão recebendo cursos para melhorar a eficiência na utilização destes materiais em sala? E para finalizar você sabe informar se existe materiais que trabalham a interdisciplinaridade das matérias nas escolas? percebo que trabalhar este quesito não muito usual, pois ao longo do meu curso ainda não foi contemplado esta ideia.
    Att,
    Jean Carlos Feitoza Lopes.
    10 de Abril de 2018

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    1. Olá Jean Carlos.
      Aqui no Paraná recebemos cursos periodicamente a cada trimestre do ano letivo, pois, é necessário estar se atualizando nos aspectos de ensino e aprendizagem dos alunos quando o assunto é utilização de diversos materiais e metodologias de ensino variadas. Também trabalhamos e muito com a interdisciplinaridade na sala de aula, este é um objetivo principal da Educação no Paraná, trabalhar a interdisciplinaridade na sala de aula.
      Espero ter sancionado sua dúvida.
      Obrigada.

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  15. Saudações, Aline.
    Gostaria de saber qual ou quais metodologias podem ser utilizadas para a abordagem de obras como a Literatura Clássica abordada em seu texto. Há estudos sobre como utilizar tais fontes no ensino de História que levem em consideração a realidade das escolas públicas brasileiras?
    Att,
    Mariana de Sá Gaspar

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    1. Olá Marina.
      Existem estudos que nos ensinam a criar novas metodologias de ensino, e assim, quem tem a responsabilidade de ir em busca dessas novas metodologias de ensino é o professor de cada disciplina, no nosso caso, dentro da História, seguindo os parâmetros curriculares, eu lhe aconselho a fazer uma busca por Literatura Clássica quando vai modificar seu jeito tradicional de ser, me refiro quando um professor segue apenas o livro didático, eu sigo os conteúdos do livro didático, mas não foco apenas para esse recurso, eu sou o tipo de professora que quer levar ao aluno mais conhecimento sobre determinados assuntos do currículo, então, eu faço uma busca por outros meios de ensinar História, não fico apenas com o livro didático. Procuro levar para a sala de aula coisas diferentes para que os alunos se interessem pela matéria, e enxerguem essa disciplina como uma disciplina legal e não monótona. Para concluir, então não vai depender apenas da realidade da escola essas fontes, porque sei que a precariedade em que vivemos na educação pública, portanto, é de suma importância o interesse do professor ir em busca de meios para poder trabalhar em sala de aula, e assim, quando vou trabalhar Roma, Grécia, eu tento levar as obras de Homero para que eles conheçam a história, entre outras obras, eu faço pesquisa bibliográfica de acordo com o conteúdo trabalhado em sala.
      Espero ter atendido a sua dúvida.
      Obrigada.

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  16. Boa tarde, Aline, texto interessante.
    No seu ponto de vista o ensino da História dentro da sala de aula seria mais dinâmico se acrescentado novas formas de trazer conhecimentos. Dentro deste ponto de vista, o que você acha de introduzir obras de entretenimento como formas de despertar o interesse dos alunos no ensino da História? Tendo em vista que tais obras como filmes, séries de TV ou games são um grande passatempo dos jovens, essas obras mesmo contendo um conteúdo não muito verídico mas tendo um proposito comercial, poderiam ainda assim servir como um bom instrumento para apresentar a juventude o interesse pela História, ou esse tipo de conteúdo apenas proporcionaria um entretenimento não muito didático?

    Afrânio Junior de Melo Barros

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    1. Olá Afrânio Jr. Barros.
      A respeito da sua pergunta, concordo com a sua ideia, pois, eu não tinha pensado em séries de Tv, foquei apenas em filmes. Porém a respeito do vídeo gama é uma ideia legal, mas, nem todos os alunos de escolas públicas tem o acesso a esse tipo de entreterimento, e acredito que não seria uma metodologia para usar na sala de aula, apenas fazer um comentário com os alunos, questionando-os sobre o vídeo game e jogos interativos. Mas há uma grande chance do professor marcar aulas em laboratório de informática e fazer uma aula diferente com jogos sobre conteúdo de história, seria até motivador e algo que sairia da monotonia que é estar dentro da sala de aula, mas claro, que depois seja questionado o que aprenderam através dos jogos.
      Espero ter sancionado sua dúvida.
      Obrigada.

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  17. Olá Aline!
    Acredito que diante da vasta informação disponibilizada nos tempos atuais, muitos alunos têm desacreditado na importância da disciplina História, e muitas vezes acusam os professores de omitirem fatos acontecimentos históricos. De que forma poderíamos, nós, profissionais da educação, praticarmos de forma muito mais transparente o ensino da História para os educandos. Buscando a criação desse gracioso "senso crítico"
    Att.
    Luiz Gustavo de Oliveira Lins

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    1. Olá Luiz Gustavo.
      Olha, sobre a prática em sala de aula para desenvolver o senso crítico dos alunos seria o diálogo em si referente aos conteúdos abordados no livro didático. Eu apresento o conteúdo para os alunos e estou sempre questionando o tempo todo eles, mesmo antes de iniciar um conteúdo já vou fazendo perguntas sobre tal assunto, e assim posso ter uma base do conhecimentos dos meus alunos e descobrir até onde eles sabe, para que assim eu possa dar sequência fazendo a introdução do conteúdo, e mesmo assim finalizar com diálogo tentando despertar o senso crítico nos alunos.
      Espero ter atendido a sua dúvida.
      Obrigada.

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  18. Olá, Aline!
    Gostaria, antes de tudo, de lhe parabenizar pelo texto. Tanto o conteúdo, quanto as referencias foram ótimos, para entender, que mesmo como professores, temos de deixar para trás essa ideia de que somos o único portador do conhecimento, e que o mesmo só deve ser passado de uma forma mecânica.
    Bom, eis a minha pergunta: Em mais de uma parte do texto, você comentou sobre como devemos usar mais de um metodo para o ensino em sala de aula. Entre os exemplos dados pela senhora, gostaria de destacar dois. O uso da internet, e de filmes. Ao meu ver, embora sendo ferramentas, alem de muito mais chamativas ao aluno, com uma capacidade enorme referente ao possível ensino, são dois tipos de ferramentas muito perigosas. É fácil de desconstruir a internet, pois embora, ela nos de uma gama de informações uteis, ela é também um local de muita "desinformação". Alem de um ambiente cheio de doutrinação e informações falsas. Na área do cinema, embora muitos filmes sejam de um conteúdo esplendido, temos de lembrar, que se tratando das idades mais avançadas, como o ensino médio, filmes mais antigos, são muitas vezes, vistos como filmes ruins. Então caímos nos famosos "filmes históricos" de Hollywood, que embora passem algo parecido com o que conhecemos na história, sempre tem algo diferente, que mostra o lado norte-americano da história em questão, isso sem contar os exageros, para tornar o filme mais chamativo.
    Dentro de tudo isso, cabe a minha questão. Para trabalhar com ferramentas tão "perigosas", qual é a atitude que o professor deve tomar?
    Att.
    Erick Mariano Alves da Silva

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    1. Olá Erick Mariano.
      Bom, você está certíssimo, realmente são ferramentas perigosas para o uso dos adolescentes, porém, quando se trata do uso da internet nós como professores devemos informar nossos alunos sobre o uso das fontes como material de pesquisa, devemos orientá-los em como fazer uma pesquisa na internet com segurança, sem esse negócio de informação falsa, como por exemplo, a "Wikipédia". Aos meus alunos eu procuro ensinar desde o 6° ano do Ens. Fundamental. até o 3° ano do Ens. Médio como fazer uma pesquisa na internet, apresentando as nomas da ABNT se o site é seguro ou não, se tem referências seguras e informações confiáveis, portanto, nesse aspecto eu tento ser bem rígida com eles, e não aceito trabalho de certos sites como wikipédia. Assim, os alunos vão aprendendo desde cedo como fazer uma referência bibliográfica, e como fazer uma pesquisa segura. Sobre os filmes, também concordo com você, e antes de passar um filme aos alunos, independentemente da série, eu assisto o filme e faço uma avaliação primária se vai valer a pena passar aos alunos, e minha avaliação secundária do filme é se ele se encaixa ao gosto da turma, porque eu acho importante o professor conhecer a sua turma, saber lidar com a turma em seu aspecto comportamental, claro que se a turma for uma turma agitada e conversadora(participativa) que se eu levar um filme sem graça e muito antigo para essa turma os alunos não vão gostar, e não vai ser do interesse deles. Por isso é de suma importância um professor conhecer bem a sua turma, e avaliar bem o filme quando for aplicar um filme baseado no conteúdo de História, lembrando a importância dos questionamentos antes e depois do filme.
      Espero ter atendido a sua dúvida.
      Obrigada.

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  19. Ciente de que existem várias metodologias, assim como grande variedade de recursos como:filmes,jornais,livros,imagens e até mesmo a internet, que fortalece o aprendizado. Então pergunto a você, não seria melhor trabalhar os assuntos de história de forma aprofundada, levando em conta não somente as datas e os grandes personagens, mas os sujeitos históricos como: negros,índios,mulheres e outros tantos que ficaram ocultos nos livros de história, afim de despertar reflexão e consequentemente o senso crítico no aluno, a respeito de cada evento histórico.Lhe pergunto também, se todos os eventos fossem trabalhados cronologicamente, sabendo que cada evento desencadeia um outro, criando uma sequência dos fatos e de fácil compreensão para o aluno, sobre o desenrolar dos eventos ao longo do tempo ( Adilson Apolônio Marques da Costa)

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    1. Olá Adilson.
      Olha, não concordo com você nesse quesito de estudar os eventos da História cronologicamente. Esse seriam métodos de ensino ultrapassados ao meu ver, e tornaria o ensino da história tradicional como eram décadas atrás. Atualmente, com toda essa tecnologia existente não podemos deixar de ser inovadores para ensinar a História, porque, precisamos estar atualizados assim como nossa geração nova de estudantes vem se atualizando com as tecnologias. Não é porque é a disciplina de História que precisamos ser ultrapassados só porque estudamos coisas do passado, não. Não concordo com sua ideia. Eu sou uma professora de História dinâmica, lúdica, prática, além de ser sempre inovadora, estou fazendo o uso das tecnologias para aperfeiçoar o Ensino da História, mas eu nunca deixei de trabalhar os eventos da história, sigo o currículo, sigo a PCN e a BNCC. Procuro ao máximo não tornar a disciplina uma monotonia, porque os alunos de hoje pensam que a história é uma disciplina chata, eu torno essa disciplina uma disciplina gostosa de aprender, onde meus alunos querem cada vez mais saber sobre a história, e me sinto orgulhosa de ter feito essa escolha para minha vida.
      Espero ter atendido a sua pergunta.
      Muito obrigada.

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  20. Luzia Ferreira Pereira12 de abril de 2018 às 17:48

    Como você diria que é a maneira correta de introduzir documentos em sala de aula? É possível trabalhar diversos temas com os mesmos, porém de que maneira trabalhar com esses documentos em sala?

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  21. Ótimo texto, parabéns. Vale lembrar que os métodos tradicionais de ensino e o famoso "cuspe e giz" não tem muita eficácia atualmente, logo, é preciso diferenciar as aulas para atrair a atenção dos discentes, mas diante das lacunas no aparelho educacional, como o professor de história poderia dinamizar a aula com poucos recursos?
    Sobre o uso de materiais como documentos, filmes, dentre outros, em sala de aula, como interpretá-los e avaliar o nível de aprendizagem promovido com tal iniciativa?

    Lui Fonseca do Nascimento

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  22. Géssica Natasha de Azevedo Cervantes13 de abril de 2018 às 17:57

    Boa noite, seu texto foi bem colocado sobre as possibilidades das metodologias no ensino de História, e hoje eu vejo que realmente o professor se desdobra para prender a atenção do aluno na sala de aula, ainda mais com esse mundo totalmente globalizado e com as crianças e adolescentes tendo celular e internet na sala de aula. Sendo assim o professor tem que fazer com que o aluno goste muito mais da aula do que de mexer no celular. O professor é um artista! mas como você disse, para aplicação de cada metodologia, por trás de cada aula o professor tem que estar totalmente preparado para as dúvidas que poderão surgir dos alunos. Também concordo que, quanto mais conseguimos inteirar o educando na história, mais ele absorve e entende o futuro, melhor ainda quando fazem analogias, fazer com que o tema tenha sentido na cabeça deles. Na sua opinião, existe uma metodologia dessas que você citou que se sobressai?


    Att.,


    Géssica Natasha de Azevedo Cervantes

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